Disponibilizamos um conjunto de serviços técnicos por parte de profissionais qualificados e credenciados na sua área de especialidade, nomeadamente Terapia da Fala, Fisioterapia, Psicologia, Psicomotricidade e Medicina.

Estes serviços destinam-se a crianças, adolescentes, adultos ou idosos e pressupõem a realização das seguintes etapas:

  • Avaliação da situação apresentada;
  • Diagnóstico e planeamento de um programa individual de tratamento;
  • Aconselhamento e partilha de informação com a família, escola ou instituição.

A maioria das sessões dos serviços técnicos têm uma duração entre 30 a 45 minutos e podem ser realizadas nas instalações da AISA (serviço interno), no domicílio do utente ou nas instalações de parceiros da instituição (serviço externo).

Terapia da Fala

A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de perturbações ao nível da comunicação e da deglutição.

O trabalho do terapeuta da fala engloba todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal.

Esta especialidade tem como população-alvo, indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos.

Fisioterapia

A Fisioterapia é um serviço que tem como intuito potencializar a capacidade funcional dos indivíduos e melhorar a sua qualidade de vida.

A Fisioterapia atua na promoção, prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação de diversas áreas (Cardiorrespiratória, Músculo-Esquelética, Neurologia, Pediatria, Envelhecimento…), proporcionando bem-estar físico, psicológico e social.

Psicologia

O acompanhamento psicológico tem como finalidade ajudar o indivíduo que procura apoio a lidar com as suas dificuldades e problemas, assim como fomentar a construção de competências que lhe permitam gerir situações posteriores.

O indivíduo deverá ser avaliado holisticamente ao longo de todo o seu ciclo de vida e enquanto elemento inserido num contexto familiar e comunitário, devendo o indivíduo ser um agente ativo na promoção da sua própria saúde.

A equipa de psicólogos que colaboram com a AISA são credenciados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e provenientes das áreas cognitivo-comportamental e psicodinâmica.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, partindo de uma relação entre as funções psíquicas e a motricidade. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade de o indivíduo agir e relacionar-se com o outro, com os objetos e consigo mesmo.

Atua em diferentes áreas como em Perturbações do Espectro do Autismo, Atrasos Globais do Desenvolvimento, Gerontologia, entre outras.

Medicina

O serviço de medicina da AISA tem como objetivo prestar assistência clínica a todos os indivíduos que a ele recorrem por diferentes causas. As consultas são particulares, não tendo qualquer acordo com o Serviço Nacional de Saúde ou com outros sistemas complementares de saúde.

Poderá ser solicitada consulta presencial ou prescrição/receituário. Este Serviço é prestado, exclusivamente, nas instalações da AISA

Produtos de Apoio

O serviço de Cedência de Produtos de Apoio da AISA surgiu no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais e tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com dependência e respetivas famílias, bem como promover a autonomia dessas pessoas.

Este serviço dispõe de vários equipamentos como canadianas, andarilhos, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cadeiras sanitárias, camas articuladas, entre outros, podendo vir a serem contempladas outras ajudas técnicas consoante a necessidade dos candidatos e a possibilidade de aquisição ou doação verificadas.

Para efetuar o pedido de um produto de apoio deverá preencher a Ficha de Pedido e enviá-la para o nosso endereço eletrónico juntamente com a seguinte documentação:

Documentos de Identificação

  • Cartão de Cidadão do candidato ou Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Cartão de Beneficiário da Segurança Social e Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde do candidato;

Comprovativos dos Rendimentos do Agregado Familiar

  • Recibos de vencimento;
  • Recibos de pensões e prestações sociais;
  • Declaração de IRS e respetiva nota de liquidação.

Comprovativos das Despesas do Agregado Familiar

  • Despesa mensal com a renda da habitação onde reside ou com prestação bancária mensal para aquisição de habitação própria e permanente;
  • Despesas com a aquisição de medicação de uso continuado em caso de doença crónica, desde que acompanhadas por prescrição médica;
  • Despesa com o Imposto Municipal sobre Imóveis referente à habitação própria do candidato e na qual reside.